quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ÓLEO DE COCO EXTRAVIRGEM

Seja na forma de óleo puro mesmo, ingerido com frutas, leite ou em saladas, ou mesmo utilizado no preparo de alimentos ou, ainda, ingerido na forma de cápsulas ... o certo é que o óleo de coco vem se tornando nosso aliado na luta diária contra as gordurinhas que tanto nos incomodam.

Depois que foi apresenatada a reportagem no Globo Repórter, a febre se espalhou ... o que mais se comenta é a eficácia do óleo de coco extravirgem como auxiliar em dietas!!!

Mas, como eu disse ... ele é um "auxiliar" ... lembremos: não existem "milagres". Sem reeducação alimentar e atividade física, não se obtém sucesso. Contudo, uma coisa é certa: as pesquisas têm demonstrado o "poder" desse óleo, que, por sinal, é uma delícia ... sendo assim, considerando que não se trata de um medicamento, mas sim de um alimento, por que não usar????


Seguem algumas reportagens ...


Trata-se de um complemento nutricional, que obteve o respaldo de inúmeras pesquisas internacionais, e, mais recentemente, o olhar atento dos pesquisadores brasileiros de universidades federais do país. No começo, era discreta a presença do óleo de coco em prateleiras de lojas de produtos naturais, mas agora o produto encontra-se praticamente em falta, tamanha a febre que virou com as últimas reportagens.

Qualquer pessoa que queira acelerar o metabolismo e ganhar mais energia poderá ter esse aliado.
Henrique Freire Soares, nutricionista, e mestre em Nutrição Humana na Universidade Federal de Brasília (UFB), explica que a pesquisa realizada na Universidade demonstrou alteração no perfil antropométrico (perda de peso, redução da circunferência abdominal) e o perfil lipídico (redução do colesterol ruim, aumento do colesterol bom, baixa da glicemia) das 50 pessoas, entre homens e mulheres, que participaram do estudo.

A pesquisa realizada na UFB teve como objetivo intervir e avaliar o efeito da suplementação do óleo de coco extravirgem sobre o perfil lipídico e cardiovascular de pacientes hipercolesterolêmicos. “Oferecemos o óleo de coco extravirgem, que foi consumido, diariamente, durante 12 (doze) semanas, promovendo um aumento nos níveis séricos de HDL e diminuição nos níveis de colesterol total, LDL, bem como redução do IMC, e obesidade abdominal, o que por consequência reduz o risco cardiovascular das pessoas que dele fizerem uso”, afirma Henrique Soares.
 

Ação termogênica: Óleo de coco queima gordura e ajuda a emagrecer


“Nem todas as gorduras são metabolizadas da mesma forma. O óleo de coco extravirgem, por exemplo, tem ação termogênica, que aumenta o gasto energético do organismo – queimando gorduras – e ajuda no processo de emagrecimento, pois não necessita de enzimas especiais para ser absorvido. É rapidamente transformado em energia por isso emagrece”, frisa o médico Sergio Puppin, especializado em Medicina Esportiva, MD, Cardiologista e Nutrólogo, bem como Membro da Academia de Ciências de Nova York.
  
Os especialistas comprovaram que o elevado índice de ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média (MCFA) – semelhante ao leite materno -, e os compostos fenólicos do óleo de coco extravirgem, conduziram a um aumento do metabolismo dos indivíduos que participaram do experimento, proporcionando certa proteção contra problemas cardiovasculares e elevando o bom colesterol HDL, o que contribuiu ainda para a redução das medidas corporais. Já o HDL das pessoas que consumiram o óleo de soja foi reduzido.


Pesquisa da UFAL comprova redução de IMC

Há, ainda, a pesquisa sobre o tema realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), resultado de uma Dissertação de Mestrado (Alterações dos Fatores de Risco Cardiovasculares  Segundo o Consumo de Óleo de Coco),  resultou em artigo publicado na Revista Lipids, especializada em nutrição clínica e metabolismo, intitulado: Effects of Dietary Coconut Oil on the Biochemical and Anthropometric Profiles of Women Presenting Abdominal Obesity. A publicação revelou que o uso do óleo de coco extravirgem, extraído da espécie Cocos nucifera, é capaz de reduzir o Índice de Massa Corpórea (IMC), bem como a circunferência abdominal.

Os especialistas da UFAL, Monica Assunção, Haroldo Ferreira, Aldenir dos Santos, Cyro Cabral e Telma Florêncio, relatam que durante 12 semanas um grupo de 20 mulheres recebeu diariamente um suplemento alimentar de 30 ml de óleo de coco extravirgem, e as outras vinte mulheres receberam um suplemento alimentar de 30 ml de óleo de soja. Ambos os óleos de soja e de coco foram utilizados no preparo dos alimentos para a produção de uma dieta hipocalórica e equilibrada, acompanhada da inclusão de caminhada diária de 50 minutos e da atividade de alongamento.

De acordo com os resultados da pesquisa da UFAL, os ácidos graxos (MCFAs) absorvidos no intestino são queimados como ‘combustível’ no fígado, enquanto as demais gorduras (saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas) são quebradas e depois receptadas no fígado para produção de energia, porém com moléculas maiores e de difícil processamento, armazenadas em forma de gordura corporal. “Já os MCFAS não são armazenadas em níveis significativos de gordura corporal”, complementa o Dr. Haroldo Ferreira. Fonte:http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/11/22/1970-oleo-de-coco-


Seu consumo faz com que a pessoa perca o excesso de gordura na circunferência abdominal?

O óleo de coco extra virgem colabora no processo do emagrecimento. De fácil absorção, o óleo de coco é a melhor fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso essa gordura é considerada "termogênica", ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que o óleo de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e, conseqüentemente: emagrece e reduz a gordura abdominal!

Se sim, quanto se pode perder em centímetro nessa região?

Depende! Se a pessoa incluir o óleo de coco extra virgem em uma alimentação balanceada e saudável e além disso fazer exercícios físico, com certeza terá uma perda de peso e centímetros na região abdominal maior do que pessoa que não fizerem uma dieta equilibrada.

Um estudo realizado no Canadá, que avaliou o gasto energético e a composição corporal de 24 homens, verificou que o consumo de uma dieta rica em TCM durante 28 dias reduz a gordura abdominal em homens, possivelmente devido ao aumento do gasto energético, somado a um efeito de saciedade. Outro estudo recente conduzido no Centro de Pesquisa de Obesidade e na Universidade de Columbia, em Nova York, avaliou a perda de peso corporal e a redução da massa gorda total e abdominal em 49 indivíduos submetidos a um programa alimentar de redução de peso, que consumiram azeite de oliva ou TCM, como parte de suas dietas. O consumo de TCM resultou em maior perda de peso e maior redução de gordura em relação ao azeite de oliva. A quantidade de TCM empregada nesses estudos varia desde 10ml/dia até 48ml/dia.

Tem alguma contraindicação? Alguém não pode consumir?

O óleo de coco não é um medicamento e sim um alimento. Sendo assim, não existe indicações. Qualquer pessoa que busque qualidade de vida e uma alimentação saudável deveria ingerir o óleo de coco extra virgem da Barlean´s. De uma forma geral, não há restrições. A alergia ao coco é ocorrência rara. Pessoas em dietas com restrição de gorduras (hipolipídicas ) devem  ingerir o óleo de coco extra virgem em pequenas quantidades ( meia colher de sopa)  e aumentar gradualmente o consumo.

Raramente, algumas pessoas com candidíase ou parasitoses intestinais, apresentam algum mal-estar temporário decorrente da ação bactericida do óleo sobre esses microorganismos. Esse tipo de ocorrência não contra-indica a continuidade do uso, e na verdade, demonstra mais um dos efeitos benéficos desse óleo. Consulte sempre o seu Médico ou Nutricionista, caso você esteja em tratamento de alguma doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário